Fotografias e imagens de viagens
A geografia e o relevo de Israel
Fotografias em Israel

O Israel estende-se por um comprimento de 425 Km e uma amplitude que varia de 16 à 115 Km. Ao Sul, o deserto Néguev quase ocupa a metade do país. Na parte do norte, o litoral útil estira-se dos 190 Km ao longo do Mar Mediterrâneo. Cursos de água separam a planície de Zabulon, ao norte de Haïfa, a planície do Saron, Haïfa até a Tel-Aviv-Jaffa e a planície Judée, de Tel-Aviv-Jaffa até a Gaza.

Este conjunto tropeça sobre o monte Carmel ao pé do qual estende-se o vale de Jezréel. Extremo ao norte criam-se os montes Galilée, que prolongam a cadeia do Líbano e culminam ao monte Meiron (1 208 m). No mesmo alinhamento, as colinas Samarie, estado unidas ao oeste ao monte Carmel, operam a transição com os montes Judée (881 m).

Ao leste destes relevos, o Jordão corre na depressão de Ghor, alimenta o lago de Tibériade (ou mar Galilée) para lançar-se no mar Morto, o ponto mais baixo do Israel, à 408 m debaixo do nível do mar.

Único rio importante da região, o Jordão fez o objecto de importantes ordenamentos a fim de permitir a irrigação Galilée, da parte ocidental da depressão de Ghor e Néguev. A utilização das suas águas constitui um elemento essencial do contencioso com os países árabes vizinhos e os Palestinos.

Pesquisa personalizada