Fotografias e imagens de viagens
Agricultura indústria e economia do Honduras
Fotografias em Honduras

As Honduras estão muito dependentes da exportação da banana, do café, do açúcar, do camarão e da madeira. Não surpreende, portanto, que o sector primário seja de primordial importância para a economia. O tecido industrial é composto por pequenas empresas transformadoras de produtos alimentares, bebidas, têxteis, químicos, madeira e papel. Apesar de possuir recursos minerais (antimónio, ferro, mercúrio e cobre) em quantidades consideráveis, estes não são devidamente explorados, com excepção do ouro e da prata. Os principais parceiros comerciais das Honduras são os Estados Unidos da América, a Alemanha, o Japão e a Espanha.

A agricultura do Honduras

O setor primário empregava, em 2001,33 p. 100 da população ativa e representava 13,5 p. 100 do PIB em 2003.

Principais as culturas comerciais são as do café e a banana. As outras produções importantes são a bengala à açúcar e o óleo de palma, cujo Honduras é o primeiro exportador mundial. O milho, os feijões secos e o arroz são principais os produtos da agricultura alimentar. Em 2006, o efetivo bovino contava 2,5 milhões de cabeças.

A madeira é igualmente um recurso importante, em especial as madeiras preciosas: PIN, mogno, ébano e madeiras de rosa. O essencial das tomadas da pesca hondurenha é constituído pelos crustáceos: camarões, lagostas e lagostas.

Jazigos de dinheiro, de zinco e de chumbo são explorados ao Honduras. O minério de ferro, o carvão, o cobre e o antimónio fazem parte dos outros recursos, mas são exploradas pouco. Verdadeira a riqueza natural do país é a hidroeletricidade.

Desde o meio dos anos 1950, a indústria desenvolveu-se de maneira significativa; o setor secundário representava, em 2001,21 p. 100 da população ativa e constituia 30,7 p. 100 do PIB em 2003. O Estado favoreceu o estabelecimento de zonas honestas para atrair os capitais estrangeiros. O cimento, o algodão, o açúcar e os derivados da madeira são produzidos em quantidade suficiente para ser exportados. Os têxteis, os produtos químicos, os metais ligeiros e os produtos agroalimentares são destinados ao consumo local. Principais as regiões industriais encontram-se perto da capital, as cidades de San Pedro Sula e o porto de Puerto Cortés.

Economia do Honduras
Economia do Honduras. Encarta
Pesquisa personalizada