Fotografias - Viagem

Vegetação na China


A vegetação chinesa
Vegetação chinesa

A China conta mais de 7.000 espécies de plantas linhosas das quais 2.800 árvores de bosque. Devido à extensão do país e a diversidade dos domínios bioclimáticos, a cobertura vegetal é variada muito. Contudo, séculos de arroteamento e de culturas intensivas transformaram parcialmente a vegetação natural. Hoje, as coberturas vegetais dominantes são as florestas de coníferas ou de árvores folhudas, o prado (de planície ou altitude) e steppe.

Após séculos de arroteamento, o casaco florestal cobre mais apenas 1.972.900 Km ², ou seja 21,2 p. 100 do território. As florestas densas tropicais localizam-se ao Sul do vale do Xi jiang e ao longo da fronteira indiana, entre o Butão e a Birmânia. São constituídas principalmente de gasolinas sempervirentes à largas folhas, de uma altura que excede às vezes 50 m, misturadas à palmas. Vasta uma zona de vegetação subtropical estende-se, ao norte, até ao vale do Yang-tseu-kiang e, ao oeste, até a bandeja tibetana. Esta zona é particularmente rico sobre o plano botânico: carvalho verde, ginkgo, épicéa, PIN do Yunnan, teck, palissandre, santal vermelho, camphrier, ébénier, azalée, camélia, etc. se encontram igualmente florestas de louros e magnolias, com uma sobvegetação densa de moita e de bambus. Em altitude dominam as coníferas e as plantas de montanha.

A essencial parte da Grande Planície do Norte e elevadas as bandejas lœssiques outrora era coberta de florestas de árvores à folhas caducas, da qual permanece diversas hoje espécies de carvalhos, de madeiras, de olmos e de ácer.

Às reservas florestais mais importantes encontram-se no nordeste da China, Mandchourie, e mais precisamente sobre as vertentes do Grande e Pequeno Hinggan.

Estes maciços, bem como uma parte da planície de Manchúria, são o domínio do taïga, vasta floresta de coníferas (larício, abeto vermelho, etc.), compreendendo igualmente cerca de espécies de árvores folhudas (bétula branca, tília, carvalho, peuplier, olmo, etc.).

Os prados cobrem cerca de 400.000 km2 (4,1 p. 100 do território). Formam uma diagonal de plus de 3.000 Km desde o nordeste (Heilongjiang) até ao sudoeste (Tibete), incluindo uma parte da Mongólia-Interno. A maior parte é situada em altitude.

Steppe graminées estende-se pelas bandejas do Shaanxi, Ningxia e o Ordos, e no Qinghai. Áreas de vegetação steppique e xérophyte existem igualmente no Xinjiang e na Mongólia-Interno. Esta vegetação natural foi destruída em parte pelas manadas (carneiro, cavalo, etc.) e pela erosão dos solos.

Desde 1949,15 000 km2 de florestas desapareceu cada ano, porque nomeadamente de uma demografia galopante e construções mal dominadas. As autoridades chinesas deveram intervir, porque o casaco vegetal não assegurava mais umas umas boas drenagens da água. Mas a China permanece sempre confrontada grave ao problema do desflorestamento (cerca de 10.000 km2 por ano).

No Sul, as florestas são atacadas por chuvas ácidas procedentes da poluição industrial, responsáveis da destruição de vários milhares de hetares de florestas de pinhos. As consequências são múltiplas. A erosão dos solos (lixiviação, sobrepastoreio, desflorestamento), que toca desde 1949 quase 1.500.000 km2, acentua-se, assim como a desertificação. Os desertos, que cobrem uma superfície de 1.300.000 km2, progridem cerca de de 2.000 km2 cada ano (províncias do Gansu e o Shaanxi). Em inverno, Pequim regularmente é exposta à tempestades de areia. © China © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site