Fotografias - Viagem

Portugal século XVI


Jean 4 de Portugal
Jean 4 de Portugal

Até meados do século XVI, a coroa portuguesa obteve o monopólio do tráfico das especiarias, destronando, assim, a posição até aí dominante de Veneza. Lisboa, invadida pelos grandes mercadores europeus, era capital de um império cujo coração batia em Goa e nas demais feitorias do Índico, em ligação com as ilhas das especiarias do sudoeste asiático, mas também com os entrepostos africanos e com a feitoria portuguesa estabelecida na Flandres. O Estado da Índia, cujas bases foram lançadas por Afonso de Albuquerque, assentava no controlo dos mares e numa rede de pontos-chave de comércio. Em meados do século XVI, os portugueses comerciavam pela primeira vez na China e no Japão, onde uma importante acção de missionação foi levada a cabo pela Companhia de Jesus.

A mudança na conjuntura imperial iniciou-se em meados do século XVI. As principais feitorias do Índico e da Insulíndia foram atacadas pelas novas potências coloniais europeias e a rota do cabo voltou a perder para a levantina. Ao mesmo tempo, a colonização da terra brasileira dava passos firmes com o início da produção açucareira. O açúcar entrava num circuito atlântico triangular, que tinha os seus outros vértices em Lisboa e na costa ocidental africana, de onde seguia a mão-de-obra escrava para as plantações brasileiras. Começava a viragem do centro de gravidade do império para o Atlântico.

União dinástica


No entanto, o trato brasileiro desde cedo despertara a cobiça das emergentes potências coloniais europeias: França, Holanda e Inglaterra partiam à conquista das riquezas do Novo Mundo, entrando em conflito com os impérios ibéricos. Assim, na segunda metade do século XVI, os interesses geoestratégicos de Portugal e Espanha aproximaram-se.

A aventura norte-africana de D. Sebastião (1557-1578), encerrada com a morte do monarca em Alcácer Quibir, colocou a relação de forças do lado de Filipe II (1580-1598), senhor da maior armada do mundo. A União Dinástica, tantas vezes planeada por uma e outra das coroas ibéricas nos séculos precedentes, consumava-se em 1580, sem despertar grande oposição nas elites portuguesas. Os governos de Filipe II e Filipe III (1598-1621) de Espanha não introduziram grandes alterações na administração do reino, sempre a cargo de portugueses.

Só a partir do reinado de Filipe IV (1621-1640) a política de pendor centralista do seu ministro Olivares poria em causa a autonomia administrativa e financeira portuguesa. Assim, em 1640, eclodiu uma conspiração anti-castelhana que aclamou o duque de Bragança como rei e instituiu uma nova dinastia.

Restauração de Portugal


Obrigado a empreender uma longa batalha diplomática e militar para garantir a independência, D. João IV (1640-1656) reforçaria a estrutura burocrática do estado de Antigo Regime. Todavia, a obra da Restauração só ficaria concluída no reinado seguinte com a assinatura definitiva da paz e o pleno reconhecimento espanhol da dinastia de Bragança (1668).

Entretanto, a corte de D. Afonso VI (1656-1683) era palco de uma luta política entre facções, culminando com o afastamento e o exílio de um monarca pressionado e doente. Seu irmão, D. Pedro, assumiu a regência e, com a morte de D. Afonso VI, o trono (1683-1706). Na viragem do século, abria-se novo ciclo na economia colonial com a chegada das primeiras remessas de ouro brasileiro. O tesouro régio cresceu no longo reinado de D. João V (1707-1750), marcado por algumas obras monumentais na capital do reino e seus arredores. © Portugal. © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site