Fotografias - Viagem

A demografia da África


A população africana
População africana

A desertificação do Sara, começada há dez milénios, é a causa dos grandes movimentos de populações que conduziram os homens caçados pela seca de estabelecer-se em margem do deserto (vales Nil, o Níger) ou a meter-se nas florestas équatoriales do Sul para desenvolver civilizações originais. Seguidamente, o Sara, que tem-se tornado hostil, fez serviço de barreira entre os povos da África subsariana, desprovidos de cavalos ou camelos, e os da África do Norte que, uma uma vez possessão destas montagens (para o fim do 1 milénio antes da nossa era), adquiriram uma superioridade e desenvolvidos de grandes vias de comunicação através do deserto.

Na parte setentrional do continente, incluindo ao Sara, Berbères e os Árabes ficaram majoritária. Ao Sul do Sara, os Pretos são mais numerosa; constituem mais 70 % da população do continente. Cerca de grupos de Khoisans, os Mateiros e o Hottentots, subsistem no Sul da África. Pygmées habitam a bacia do Congo. Conta-se cerca de 5 milhões de habitantes de origem europeia, principalmente no Sul da África, e de numerosos expatriados temporários. Uma população indiana cerca de de 1 milhão de pessoas vive do comércio nas cidades da África oriental e na África do Sul. Embora a África constitua um quinto da totalidade da superfície terrestre, representa apenas 12,6 % da população mundial.

Em 2005, considerava-se a população total do continente mais de 905 milhões de habitantes. A densidade média de 30 habitantes ao Km ² representa cerca de deux-tiers da média mundial (48 habitantes ao Km ²). Esta estatística engloba vastas extensões, como os desertos do Sara e Kalahari, que são virtualmente desabitadas. Se tomar-se em conta apenas a população que vive sobre as terras aráveis ou produtivas, a densidade média atinge 139 habitantes ao Km ².

As regiões o mais densamente possível povoadas do continente situam-se ao longo das costas setentrionais e ocidentais, nas bacias o Nil, o Níger, o Congo e o Senegal e na região dos Grandes Lagos. A Nigéria, com os seus 130 milhões de habitantes (em 2005), o país é povoado mais uma África, mas o Ruanda (347 habitantes ao Km ², estimativa 2006) e o Burundi (315 habitantes ao Km ²), que contam entre mais pequenos os países do continente, têm uma densidade muito importante, em zona de colinas, uma realidade que é a causa de problemas sociais, económicos e políticos.

A taxa de natalidade na África atinge 38 ‰ (em 2006). Os progressos da medicina desdela Seconde Guerremundiais provocaram uma forte queda da taxa de mortalidade (15 ‰ em média). A população cresce anualmente 2,3 % (2,6 % sobre o período 1975-2005). Contudo, estas estatísticas variam largamente de um país ao outro e de acordo com as regiões: a taxa de crescimento natural atingiu 3,41 % no Uganda sobre o período 2000-2005, contra 1,48 % ao Marrocos. A pirâmide das idades é muito larga à base: por exemplo, a idade mediana da população no Uganda atinge 14,8 anos em 2005,15,8 anos ao Mali. À origem essencialmente rural, a população africana urbanise rapidamente, nomeadamente na África do Norte.

Os centros urbanos atraem multidões de emigrantes das zonas rurais que se instalam como residentes permanentes ou como trabalhadores sazonais. O crescimento urbano é particularmente rápido desde os anos 1950 (em 2006, mais 37 % da população africana vivia em cidade). A emigração sazonal do Sahel (Mali, Burkina, Níger) efetua-se para os portos do golfo da Guiné (Abidjan, Acra, Lagos). Na África central, as minas e as fábricas da Zâmbia, do Zimbabwe e a África do Sul favorecem o êxodo rural. Os habitantes do norte da África escolhem a França e, mais recentemente, de outros países da União europeia. As guerras civis que estoiraram em vários países, bem como as secas e as fomes provocaram a emigração maciça de refugiados (Ruanda, Libéria, Somália). © Africa © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site