Fotografias - Viagem

Constituição de Israel


O primeiro ministro israeliano
Ehud Olmert

O regime político do Estado do Israel é um regime parlamentar no qual o essencial do poder executivo pertence um Primeiro ministro. O país não possui Constituição escrita: são as leis adoptadas pelo Parlamento que regulam o funcionamento do governo.

Poder executivo


O presidente do Israel é elegido pelo Parlamento para uma duração de cinco anos. O seu poder é essencialmente representativo. Principal o órgão executivo é formado de um governo de 25 ministros presidido por um Primeiro ministro, elegido ao sufrágio direto de acordo com um modo majoritário desde 1996.

Poder Legislativo


O Parlamento israeliano ou o Knesset é uma câmara única de 120 membros elegidos por quatro anos de acordo com um modo de voto proporcional, que favorece os pequenos partidos. Todos os cidadãos podem votar a partir da idade de dezoito anos.

Partidos políticos


Duas as grandes formações que dominaram a vida política israeliana durante várias décadas são, por um lado, o Likoud, partido conservador formado em 1973 pela fusão de vários movimentos, incluindo o Gahal, e o Partido do centro livre e, por outro lado, o Partido trabalhista constituído em 1968 pelo agrupamento dos partidos Mapaï (socialista), Rafi e Achdut Ha' avoda. Esta paisagem é perturbada pela cisão do Likoud, em novembro de 2005, após a fundação pelo seu líder Ariel Sharon de uma nova formação baptizada Kadima (“adiante” em hebreu) e posicionada ao centro.

No entanto, numerosos outros partidos políticos existem e obtêm uma audiência crescente no âmbito de uma dispersão dos votos acentuada desde o meio dos anos 1990. São nomeadamente partidos religiosos de direita e extrema direita - como o Shas (ultraortodoxo à dominante séfarade), o Partido nacional religioso, a União nacional e o partido Judaïsme unificado do Torah -, partidos laicos, como o Shinouï (centro direito) e o Meretz (esquerda pacifista);

O Israel possui dois sistemas judiciais, um civil e o outro religiosa. Os tribunais civis são competentes para aos negócios criminosos e civis mais importantes. Os tribunais religiosos são competentes em matéria de casamento e sucessão. A ideia de uma ameaça externa constantemente guiou a política de defesa do Estado do Israel, cuja potência militar foi demonstrada durante as diferentes guerras israelo-árabes. O exército israeliano conta 168 300 homens e mulheres e 430 000 réservistes. Os rapazes e as raparigas de 14 à 18 anos são apresentados à uma preparação militar. O serviço nacional é obrigatório, partir de 18 anos, os homens que devem servir trinta meses, as mulheres vinte e quatro meses. Os Israelianos residem mobilizados até à idade de 55 anos, em média um à dois meses o ano. Os druzes e certos judeus religiosos são dispensados do serviço nacional. O exército de terra compreende 125 000 pessoas. O exército do ar é forte de 35 000 pessoas e 450 aviões de combate. Os efetivos da marinha criam-se à 8 300 homens e mulheres. O orçamento consagrado à Defesa nacional representa 9,5 p. 100 do produto interno bruto. © Israel © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site