Fotografias - Viagem

África do Sul nos anos 90


Parlamento de Pretoria
Parlamento de Pretoria

Até em 1994, no âmbito do Apartheid, a África do Sul era governada pela minoria branca. Em fevereiro de 1990, Frederik de Klerk, preside da República da África do Sul desde o setembro 1989, lança “uma política de reconciliação nacional”. A legalização das organizações opostas ao regime de Apartheid e a liberação dos prisioneiros políticos, dos quais o líder histórico do Congresso nacional africano (African Nacional Congresso, ANC), Nelson Mandela, marca o primeiro passo para uma reintegração do Pretos na vida política sul-americana.

Em outubro de 1990, a lei sobre a segregação nos lugares públicos (Separate Amenities Act) é revogados. Após a supressão das últimas leis de Apartheid em junho de 1991, uma Convenção para uma África do Sul democrática (Convention for a Democratic South Africa, Codesa) reune-se para negociar a transformação do regime sul-americano numa democracia pluriethnique. Associa os representantes dos partidos políticos pretos, métis, indianos e brancos, excluindo a extrema direita afrikaner, hostil à qualquer abertura do regime ao Pretos. O ano seguinte, mais dos dois terços dos eleitores brancos aprovam por referendo a política de reformas efetuada por Klerk. Em 1993, os negociadores atribuem-se sobre a organização de eleições multiraciales, previstas para abril 1994. Um Conselho executivo de transição é posto em lugar para supervisionar o voto. Este consagra a vitória do ANC. Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente preto do país. Em setembro, o novo Parlamento adopta uma Constituição provisória, prevendo um regime transitório para uma duração de cinco anos.

O regime assim posto em lugar quer-se consensual, conjugando o princípio representativo “de um homem, uma voz”, afirmado pelo ANC, e a representação dos partidos minoritários, associados ao exercício do poder. Desta maneira, se o ANC, majoritário à Assembleia nacional, detem os postos de presidente da República, primeiro Vice-Presidente e presidente da Assembleia, o Partido nacional Frederik de Klerk e o Inkatha Freedom Party (“Partido da liberdade Inkatha”), movimento à dominante zouloue, dirigido por Mangosutu Buthelezi, é representado no governo de união nacional, constituído em maio de 1994. Após a instauração destas instituições provisórias, a África do Sul orienta-se para uma normalização política. Inicialmente, o ANC consagra a sua dominação ganhando as eleições locais de novembro 1995, seguidamente o país adopta 8 de maio de 1996 uma nova Constituição democrática.

Consequência mais imediata é a partida dos membros do Partido nacional do governo transitório, o governo doravante dirigido pelo partido político majoritário. Esta nova Constituição primeiro é rejeitada pelo Tribunal constitucional para finalmente ser promulgada 10 de dezembro de 1996. Simboliza a instauração, na África do Sul, verdadeira de uma democracia parlamentar e faz do país um Estado de direito. Em junho de 1999, Thabo Mbeki sucede Nelson Mandela ao posto de presidente da República. © África do Sul © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site