Fotografias - Viagem

Nepal - monarquia parlamentar


O Nepal
O Nepal. Encarta

A vida política do Nepal - monarquia parlamentar - é governada por uma Constituição promulgada em 1962 seguidamente revista em 1990. Até à esta data prevalecia o sistema chamado democracia do Panchayat, fundado sobre a investigação do consenso e proibindo os partidos políticos. Desde 1990, multipartisme é em vigor. Dois partidos dominam a vida política nepalesa: o Partido comunista do Nepal e o Partido do Congresso nepalês.

O Nepal conhece forte uma instabilidade governamental e, partir de 1996, o país é confrontado à guerra efetuada rebelles maoïstes, que reclamam a instauração de uma república popular. O massacre da quase totalidade da família real 1° de junho de 2001 déstabilise profundamente o reino nepalês enquanto guérilla maoïste intensifica-se e que o novo rei Gyanendra, suspeitado querer restabelecer um sistema de monarquia absoluta, é muito impopulaire. Após a dissolução do Parlamento em 2002, o rei concede-se cheios os poderes em fevereiro de 2005, invocando a incapacidade dos partidos políticos a unir-se contra guérilla maoïste. Mas, sob a pressão muito vasto de um movimento de manifestações populares antimonarchiques desencadeado em abril de 2006, é forçado restabelecer o Parlamento e nomear um Primeiro ministro.

Na sequência estes de acontecimentos, as prerrogativas do rei são limitadas fortemente pelo Parlamento, que lhe retira nomeadamente o controlo sobre o exército, o poder de nomear o governo e o seu direito de veto legislativo, bem como a sua imunidade jurídica. A monarquia hereditária é abulida, o sucessor do soberano doravante escolhido pelo governo.

Poder executivo


Em conformidade com a Constituição de 1990, o rei é o chefe do Estado e o detentor do poder executivo. É assistido por um Conselho de Ministros, frente do qual encontra-se um Primeiro ministro. O rei nomeia o Primeiro ministro, geralmente procedente da maioria parlamentar, e designa os membros do Conselho de Ministros, sobre proposta um Primeiro ministro. O Conselho de Ministros é responsável na frente do Parlamento.

Na sequência proclamation votado pelo Parlamento nepalês 18 de maio de 2006, o conjunto dos poderes executivos pertence doravante ao Conselho de Ministros, cujos membros são escolhidos pelo Primeiro ministro.

Poder legislativo


O Parlamento detem o poder legislativo. É formado de duas câmaras: a Câmara dos representantes (Pratinidhi Sabha) e o Conselho nacional (Rashtriya Sabha). O Conselho nacional compõe-se de 60 membros, que servem para um mandato de seis anos; 35 membros são elegidos pela Câmara dos representantes, 10 são nomeados pelo rei e 15 são elegidos por um colégio eleitoral. A Câmara dos representantes compõe-se de 205 membros elegidos ao sufrágio universal direto para um mandato de cinco anos. À escala regional e local, três níveis de panchayat, ou conselhos (de aldeia, distrito e região), permitem representar o povo. O panchayat de aldeia é elegido ao sufrágio direto, os membros dos conselhos superiores elegidos dentro dos conselhos imediatamente inferiores. © "Nepal" © y Encarta

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site