Fotografias - Viagem

Agricultura do Líbano


Agricultura do Libano
Agricultura do Libano

A agricultura é um sector que tem sofrido uma drástica redução. Grande parte dos solos agrícolas encontram-se localizados na costa mediterrânica e produzem a batata, a laranja, o tomate, o pepino, o limão, a lima, a cebola e a azeitona. Mesmo assim, o país não é auto-suficiente e importa grandes quantidades de bens alimentares, especialmente vegetais. Existem também várias plantações de papoilas que se destinam ao fabrico de ópio. A produção industrial é baixa, mas é a mais desenvolvida quando comparada com a dos outros países do Médio Oriente. São produzidos cimento, papel, cigarros e artigos de pele. Os principais parceiros comerciais do Líbano são os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita, a Itália e os Estados Unidos da América. Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 4,0.

Em 2006, o setor primário ocupava 7,3 p. 100 da população ativa e constituia 6,7 p. 100 do PIB.

As superfícies cultivadas cobrem cerca de 30,6 p. 100 do país e a balança agrícola reside extremamente deficitária. A planície costeira, cultivada intensivamente, produto do tabaco, a vinha e os frutos (laranjas, uva, figos e melões). Os cereais (trigo, cevada), os legumes e os frutos (batatas, cerejas, ameixas, maçãs), são cultivados sobre as porções irrigadas do vale do Bekaa. A produção de frutos atinge 946 000 toneladas e, a de batatas, 511 400 toneladas. O Papaver e a marijuana, cultivados na planície do Bekaa, constituíram uma fonte de rendimentos importante durante a guerra civil. Os carneiros, as cabras e o gado, que pastam sobre as alturas, contribuíram para a erosão dos solos e o desflorestamento. Em 2006, o efetivo libanês compreendia 494 700 caprinos, 337 300 ovinos, 76 900 bovinos e mais de 35 milhões de aves de capoeira.

Em 2006, as florestas forneceram 87 790 m ³ de madeiras. A pesca permanece pouco importante: as tomadas totalizavam 4 601 toneladas em 2005.

Em 2006, o setor secundário ocupava 31 p. 100 da população ativa e constituia 23,7 p. 100 do PIB. A refinação do petróleo, a única indústria pesada ao Líbano, paralysé pela guerra; as grandes manufaturas foram substituídas por unidades de produção de dimensão mais reduzida. Principais as produções industriais referem-se a agro-alimentar, ao cimento, o alumínio e o vestuário (seda, algodão).

Setor terciário do Libano


Em 2006, o setor terciário ocupava 61,8 p. 100 da população ativa e constituia 69,6 p. 100 do PIB.

Setores tradicionalmente dominantes da economia libanesa, o banco e os seguros, o turismo e o comércio sofreram muito da guerra. Hoje têm retomado um lugar de primeira ordem na economia libanesa, ainda que o turismo não reencontrou o seu nível dos anos 1970. Lugar de veraneio privilegiado do Médio Oriente dos anos 1950 aos anos 1970, o Líbano acolhia com efeito, nas suas estações balnéaires ao modo, numerosos visitantes provenientes da região mas também a Europa. O turismo retomou ligeiramente desde o início dos anos 1990. O país acolheu 1 063 000 visitantes em 2006 (contra mais de 3 milhões em 1974), que representa um rendimento de 5 015 milhões de dólares. © Libano © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site