Fotografias - Viagem

Importância da agricultura


Um pescador irlandês
Pescador irlandês

Pequeno país insular e agrícola, a Irlanda entrou na Comunidade Económica Europeia em 1973. Enquanto que era um dos países mais pobres da Europa do Norte e que acumulava um importante atraso, a Irlanda industrializou-se num cerca de trinta de anos conhecendo um excepcional crescimento, de modo que ao início século X, ela aparece como o país mais rico da União europeia em termos de PIB per capita, de trás o Luxemburgo. Graças aos fundos estruturais europeus e uma fiscalidade atrativa para os investimentos estrangeiros, especializou-se na indústria de elevada tecnologia, que fornece o essencial das exportações, e desenvolveu o setor dos serviços. O seu crescimento frequentemente é comparado à “dos dragões” da Ásia do Sudeste, e o país às vezes é cognominado “o tigre céltico”. Em 2006, o produto interno bruto (PIB) irlandês criava-se à 220 mil milhões de dólares e a sua taxa de crescimento atingia 5,7%.

Economia nos anos 50


Em 1950, a maioria dos Irlandeses vive ainda da agricultura. Doravante, mais da metade da população ativa trabalha no setor dos serviços (65,6% em 2005), e a indústria de transformação fornece o essencial das exportações. O desenvolvimento económico irlandês - fala-se mesmo “de milagre económico” - pôde ter lugar graças à abertura do país sobre o mundo externo. Em 1958, a Irlanda lança-se uma nova política económica, quebrando com o protecionismo que prevalece desde a independência. A liberalização das trocas acompanha-se de uma chamada aos capitais estrangeiros. Assim, numerosas empresas estrangeiras implantam-se sobre o território irlandês. No mesmo tempo são postos em lugar uma planificação flexível e um programa de expansão. Em 1973, a república da Irlanda entra no Mercado comum. A integração económica europeia permite ao país conhecer uma mutação impressionante, apesar da crise mundial que golpeia brutalmente a economia irlandesa após 1979.

Em 1991, a Irlanda é, aos lados da Grécia e Portugal, um dos três países em mais atraso da União europeia. Enquanto que a Irlanda é um dos principais beneficiários das ajudas estruturais européias, o seu produto interno bruto per capita progride de 40% em vinte anos, de 1991 à 2001. A especialização da indústria em cerca de setores de elevada tecnologia e o afluxo dos investimentos estrangeiros, nomeadamente americanos, graças à uma fiscalidade vantajosa, foi determinante.

Final do século 20


Para o período 1990-2002, o PIB conhece assim um crescimento médio de 7,76%, excepcional ao olhar dos desempenhos económicos dos outros países da União europeia (UE), e mesmo além dado que é o quarto mais forte crescimento ao mundo por este período. Em 1996, crescimento irlandês é mais elevada dos 25 países da Organização de côoperação e de desenvolvimento económico (OCDE), com uma progressão do PIB de 7%, atingindo mesmo 10,7% em 2000. Este crescimento efetua-se inicialmente sem aumento inflacionista, mas surchauffe da economia provoca finalmente um aumento dos preços (3,4% em 1998). Apesar de uma baixa continua desde 1992, a taxa de desemprego permanece primeiro elevada - em abril de 1996, 11,9% da população ativa estava à investigação de um emprego - antes de descer em redor de 4,5% durante os anos 2000 e ser mais fraca dos países da UE. Paralelamente, a dívida pública bruta que representa 87,9% do PIB em 1995 é trazida à cerca de 20% no fim dos anos 2000. © Irlanda © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site