Fotografias - Viagem

Evolução econômica de Cuba


Agricultura da Cuba
Agricultura da Cuba

O governo revolucionário instalado ao poder desde 1959 nacionalizaram 90 p. 100 do setor industrial e 70 p. 100 das terras agrícolas. O desmoronamento do bloco soviético, privando a Cuba dos seus principais apoios e os seus parceiros comerciais, bem como a manutenção do embargo imposto pelos Estados Unidos em 1960, pesam pesadamente sobre a economia nacional. A abertura económica do país aumenta-se contudo desde 1993, data à qual Fidel Castro assinou um decreto que autoriza cerca de investimentos privados e o estabelecimento de zonas honestas. Por outro lado, as autoridades esforçam-se de desenvolver o turismo internacional, apostando sobre numerosas as possibilidades oferecidas pela ilha neste domínio. Com um contributo de cerca de 45 p. 100 das divisas, e 2,3 milhões de visitantes por ano no meio dos anos 2000, o turismo é, desde o fim dos anos 1990, o principal motor do crescimento.

Em 1985, de acordo com o último número disponível, o produto interno bruto criava-se à 19,27 mil milhões de dólares. A taxa de crescimento de 9 p. 100 para 2005 anunciado pelo ministro da Economia é considerado entre 5 e 6 p. 100 pelos peritos internacionais. A realidade diária permanece no entanto difícil. Com efeito, os Cubanos sofrem ainda de importantes desigualdades sociais, os mais pobres que dependem de preços ao consumo demasiado elevados e a escassez de certos produtos. O mercado preto com os seus produtos paralelos está ainda presente.

Agricultura


Em 2000, o setor primário ocupava 24 p. 100 da população ativa e contribuia para a formação de 6,7 p. 100 do PIB. A agricultura cubana ainda é controlada pelo Estado à 80 p. 100; côoperativas agrupam as 20 p. 100 de terras restantes.

Como o resto da economia cubana, a agricultura falta de diversificação, e as duas grandes reformas agrárias comprometidas sobre fundo de revolução castriste em 1959 e 1963 não permitiram um aumento suficiente da produção alimentar.

A Cuba é o 12.o produtor mundial de açúcar (em 2004) e a bengala à açúcar ocupa o terço da superfície cultivada do país. Até ao fim dos anos 1980, o açúcar cubano foi apoiado artificialmente pelas compras soviéticas que se efetuavam com base do cem o quilo, enquanto que o curso mundial era do cem. Privada deste apoio, a produção cubana périclité: ao início dos anos 1990, a colheita anual de bengala à açúcar criava-se à cerca de 70 milhões de toneladas e a produção de açúcar não refinado era cerca de de 6 milhões de toneladas. Contudo, esta devia cair à 4,2 milhões de toneladas em 1993 e, em 1998, 3,2 milhões de toneladas, a colheita menos abundante desde há quase os cinquenta anos. Vêm seguidamente o arroz, patate suave e o tabaco, maioritariamente cultivado ao oeste e centre-ouest, e dos quais a colheita (29 700 t em 2006) serve em grande parte ao fabrico de charutos de reputação mundial (300 milhões de charutos havanes por ano). As outras produções agrícolas são o cacau, o café, os citrinos, os ananás, as mangas, o milho e as culturas maraîchères.

O efetivo bovino representava 4 milhões de cabeças, o efetivo porcino 1,7 milhão de cabeças e o efetivo ovino 3,2 milhões de cabeças em 2004.

O abate descontrolado gradualmente tem reduzido as zonas arborizadas que cobriam mais apenas 8 p. 100 da superfície da ilha em 1960. Contudo, um programa de reflorestamento permitiu fazer subir este número à 20 p. 100, no fim dos anos 1980, e 24,5 p. 100 em 2005. A colheita leva sobretudo sobre as madeiras duras. © Cuba © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site