Fotografias - Viagem

África - zonas climáticas


Africa

Uma grande parte do continente é apresentada à influência do clima tropical. Na África oriental, montanhas param a monção do Oceano Índico.

O clima de África é fortemente influenciado pelo facto de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à excepção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterrânico.

Mapa do clima africano


Mapa do clima africano
clima africano. Encarta

Grandes zonas climáticas


Distingue-se várias grandes zonas climáticas. A parte central do continente e a costa oriental da Madagáscar têm um clima caraterístico da floresta pluvial tropical. A temperatura média é cerca de de 26,7 °C, com precipitações anuais próximas1 800 mm. O clima da costa da Guiné assemelha-se ao clima équatorial, mas as chuvas concentram-se só uma numa estação; não há contudo meses sem chuva.

Ao norte e o Sul, o clima da floresta pluvial deixa o lugar ao clima tropical, caraterizado por uma estação húmida durante os meses de verão e uma estação seca durante os meses de inverno, que se alonga à medida que aproxima-se trópicos. As precipitações anuais totais variam1 500 mm550 mm. De parte e outro do Equador, a humidade diminui quando a latitude aumenta, e passa-se floresta densa à floresta à folhas caducas seguidamente à floresta clara e por últimola savane. Le Sahelé uma zona climática intermédia entre savane e o deserto onde as precipitações (400600 mm) permitem ainda a cultura do painço sem irrigação, por conseguinte a existência de uma agricultura de subsistência elementar.
Muito vastas extensões têm um clima árido, ou desértico. O Sara, no norte, o Abyssinie, no leste, e Kalahari e o deserto do Namib, no sudoeste, recebe menos250 mmde chuvas por ano. Ao Sara, as variações de temperatura entre o dia e a noite, e entre as estações são importantes. Durante a estação fria, a temperatura noturna cai frequentemente debaixo0 °C.

As zonas de clima e de vegetação mediterrânicos encontram-se extremo no noroeste e o extremo sudoeste da África. Estas regiões são caraterizadas por invernos suaves e húmidos, e verões quentes e secos. Sobre as bandejas da África oriental, em especial ao QUÉNIA e o Uganda, as precipitações são repartidas bem ao longo de todo o ano e as temperaturas são iguais. O clima da elevada bandeja da África do Sul é moderado na região do Cabo. © "Africa"

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site