Fotografias - Viagem

Os Alpes franceses


Imagem dos Alpes franceses
As montanhas francesas. Imagem E. Buchot

Os Alpes franceses cobrem uma superfície cerca de de 35.000 km2. Um grande número de cimeiras culmina mais de 4.000 m de altitude, dos quais o monte Branco (4 810 m), mais elevada cimeira dos Alpes e um das cimeiras mais elevadas da Europa, bem como o Grande Jorasses (4 208 m) ou ainda a barra Écrins (4 103 m), no maciço do Pelvoux (ou maciço Écrins). Distante constituir uma barreira, apesar da sua massa e de uma altitude média elevada (1 121 m), os Alpes franceses constituem um maciço montanhoso facilmente penetrável (sobretudo os Alpes do Norte), aberto sobre o Sulco rhodanien cluses e arejado por profundas calhas glaciaires. Estas formam largos corredores de penetração longitudinais (Sulco alpino nos Alpes do Norte, vale Durance nos Alpes do Sul) e transversais (Tarentaise, Maurienne, Romanche) no meio das montanhas que, facilitando as comunicações, favoreceram implantações urbanas muito precoces.

Os Alpes franceses, que formam a fronteira com a Suíça e a Itália, constituem a terminação ocidental do arco alpino que se estira dos 1.200 Km desde o Sul da França até na Áustria. O Préalpes, de altitude média (ponto culminante: 2.752 m), precedem as Hautes-Alpes, às cimeiras englacés, para além do Sulco alpino. Os Alpes franceses compreendem duas partes distintas: os Alpes do Norte e os Alpes do Sul. Aos Alpes do Norte, mais elevados, subdividem-se, de oeste, em quatro zonas paralelas, é orientado nordestes/sudoeste: o Préalpes do Norte (Chablais-Giffre, maciço dos Limites, o Bauges, Grande-Chartreuse, Vercors) forma um conjunto de maciços dobrados sedimentares, essencialmente calcários, separados cluses (cluses de Annecy, Chambéry, Grenoble), e dominante elevados corniches o Piemonte dauphinois.

O Sulco alpino é um largo vale em calha, de uma altitude média de 200 m à 300 m e largo de 10 Km à 20 Km, que estende-se desde o vale do Drac ao Sul até ao vale do Arve ao norte, englobando o vale estreito de Arly e o médio vale Isère (Combe Savoie, Grésivaudan); ao leste, a zona axial é constituída elevados pelos maciços centrais cristalinos (maciços o Mont-Blanc, Beaufort, Belledonne, o Pelvoux, o Oisans) às cristas aceradas, cobertos de geleiras residuais (mar de Gelo, 2.300 m de altitude); por último, a zona interna ou intraalpina é representada essencialmente por coberturas de transporte (maciço do Vanoise, maciço do Mont-Cenis).

O Sulco alpino, onde desentupem o curso superior Isère (Tarentaise) e o vale do Arco (Maurienne), constitui com estes últimos importantes uns eixos de penetração e de circulação. Os colos são elevados, à imagem do colo do De Isère (2 770 m), do colo do Mont-Cenis (2 090 m) que permite comunicar com a Itália, ou ainda do colo do Petit-Saint-Bernard (2 157 m), em direção da Suíça.

Os Alpes do Sul


Os colos do Galibier (2 645 m) e do Lautaret (2 058 m) marcam o limite entre os Alpes do Norte e os Alpes do Sul. Menos elevadas que os Alpes do Norte e mais áridos, os Alpes do Sul oferecem mais obstáculos naturais e são menos propícios à atividade económica. Apresentam um relevo mais confuso, dominado por maciços centrais (Oisans, Mercantour) e colos elevados (colo o Isoard, 2.361 m). São caraterizadas igualmente por uma grande extensão dos maciços da zona intraalpina (Briançonnais, Queyras, Embrunais), precedidos ao leste e o Sul pelos elos calcários do Préalpes do Sul: Dévoluy, Diois, Baronnies, Lubéron, montes de Vaucluse e monte Ventoux ao oeste Durance; Alpilles, Planos de Provença, elevadas bandejas desérticas (800 m), entalhadas por gargantas profundas (Verdon), maciço Sainte-Bálsamo, montanha Sainte-Vitória, bandeja de Valensole, Préalpes de Digno, Gordo, Castellane e Nice, ao leste Durance. © França. © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.

Fotos de países europeus

Imagens Republica Checa

Republica Checa

Fotos Informações

Imagens Croacia

Fotos de Croacia

Fotos Informações

Alemanha

Alemanha

Fotos Informações

Portugal

Portugal

Fotos Informações

Imagens Grecia

Imagens de Grecia

Fotos Informações

Imagens de Inglaterra

Inglaterra

Fotos Informações

imagens  Holanda

imagens Holanda

Fotos Informações

Eslovenia

Eslovenia

Fotos Informações

Imagens Dinamarca

Dinamarca

Fotos Informações

Imagens da Ásia

Imagens India

Imagens India

Fotos Informações

Imagens Vietnam

Imagens Vietnam

Fotos Informações

Imagens China

Fotos China

Fotos Informações

Imagens de Hong Kong

Fotos Hong Kong

Fotos Informações

Coreia do Sul

Coreia do Sul

Fotos Informações

Japao

Fotos Japao

Fotos Informações

Tailândia

Imagens Tailândia

Fotos Informações

Taiwán

Fotos Taiwán

Fotos Informações

Fotos da América

Estados Unidos

Imagens Estados Unidos

Fotos Informações

Canada

Fotos de Canada

Fotos Informações

Informações no site