Fotografias e imagens de viagens
A vegetação e os animais ao Japão
Fotografias em Japão

A grande variedade e o luxuriance da vegetação japonesa são directamente ligados ao calor, a abundância das precipitações, à humidade dos verões e o relevo. A floresta cobre 68,2 p. 100 da superfície total do país. Poupada grandes glaciations quaternaire, permanece intata em numerosas lugares do arquipélago - em especial nas montanhas mais inacessíveis - e é caraterizada por um grande número de espécies vegetais diferentes (cerca de 17.000), entre as quais uma maioria de árvores folhudas. Pruniers (ECU), brancos e vermelhos, assim como cerisiers (sakura), floraison precoce, constituem, assim como o bambu (take) e o PIN (matsu), os símbolos tradicionais do país.

A flora japonesa

Distingue-se ao Japão vários tipos de paisagens. No norte e é-o Hokkaido, as coníferas formam a maioria da cobertura vegetal, associados à bétula e a madeira. A floresta moderada reune árvores folhudas e coníferas (carvalhos, faias, ácer, thuyas, pinhos vermelhos e pretos) ao norte Honshu. Seguidamente, uma floresta sempre verde, de tipo pénétropical, domina ao oeste: as coníferas encontram-se misturados aos bambus, magnolias e os carvalhos verdes.

As coníferas procedentes do reflorestamento são doravante majoritários, mas as espécies insulares assim como o sugi ou o hinoki (espécies de ciprestes), que podem atingir alturas impressionantes, constituem ainda maciços importantes.

Kyushu, Shikoku e no Sul Honshu, encontra-se antes espécies vegetais subtropicais, como o bambu, camphrier, magnolia e figuier banian. Se cultiva também a árvore à chá, a árvore à laca (uruchi) e a árvore à cera (haze).
Bambu
Entre as montanhas arborizadas e rizières (de 300 à 1.500 m de altitude) desenvolveram-se de vastas planícies cobertas de bambus anãos (sasa), espécies de prados húmidas aparecidas sobre antigas florestas queimadas. O Japão possui uma fauna diversificada. Comporta 188 espécies de mamíferos, 250 espécies de pássaros e 87 espécies de répteis, de batráquios e de peixes. O único primate é o macaco à face vermelho, macaque do Japão, que encontra-se sobre todo o território Honshu. Entre os carnívoros, encontra-se ainda ursos pretos e ursos morenos. A raposa é muito larga. O cervo é espécie cervidés mais comum.
Bambu. Encarta
Pesquisa personalizada