Fotografias e imagens de viagens
Geografia do Vietname
Fotografias em Vietname

Ao leste da península indochinesa, o Vietname ocupa uma longa banda de terra na forma de S que se estira sobre 1 700 Km do norte ao Sul. A sua amplitude não excede 300 Km (50 Km na região central).

Ao norte, os montes do Tonkin estendem-se em leque da fronteira chinesa (província Guangdong) à do Laos. São formados de maciços cristalinos às formas arredondadas e bandejas calcárias, cruzadas de vales profundos (orientados noroeste/sueste), onde os cursos de água são apresentados à cheias bruscas.

Na planície do Tonkin, que dá o seu nome à região, o débito do Sông Hong (rio Vermelho) pode passar de 700 à 30 000 m3/s, após as chuvas de monção, e o seu nível pode criar-se até mais de 10 m em 24 horas. O curso inferior do rio e os seus canais distribuidores foram represados. O seu delta (14 000 km2) progride de 100 m por ano, imediatamente posta em cultura. O Sông Hong é primordial para os agricultores vietnamitas dado que permitiu a instauração riziculture, mas as suas cheias podem revelar-se muito perigosas. Entre os vales do Sông Hong e o Sông IP (rio Preto), balanços abruptos formam rempart onde culmina o Partidário se Pano (3 143 m), mais a elevada cimeira do país. Ao nordeste do Sông Hong, partir de CADGolpe e Lang sua, uma depressão espalhada de relevos karstiques e pitons rochosos dá o seu aspeto caraterístico de baía de Along que se abre sobre o golfo do Tonkin. A região costeira é constituída de planícies aluviais, lagoas e deltas que desentupem sobre o mar da China.

A cordilheira Annamitique é a espinha dorsal do país. Constituída de elos dissymétriques, estira-se do noroeste ao sudeste, dos confins do Laos ao Quang Nam, sobre o 16.o paralelo. Inclinada em declive suave para as bandejas internas, domina as planícies litorais que limitam o mar da China meridional, ao leste. Colos pouco elevados, Dirigir Gia e tem Lo (350 m), permitem uma comunicação bastante fácil entre as duas vertentes.

Uma série de elevadas bandejas (50 000 km2) começa ao Sul do Quang Nam e termina-se por um rebordo escarpé em orla do Cochinchine. A sua estrutura é complexa, cristalina no maciço do Ngoc Ano, que culmina à 2 598 m, e basáltica o Kontum, o Pleiku, o Dac Lago e o Dalat.

Geografia do Vietname
Geografia do Vietname

O Cochinchine é ocupado essencialmente por uma planície baixa e aluviana formada pelo delta Mékong (Nam Bô, 67 000 km2). Segundo grande rio do Vietname, Mékong é também o quinto rio da Ásia. O seu traçado irregular atravessa o Camboja, o Sul do Vietname e derrama-se no mar da China meridional formando vários braços que alimentam a planície dos Juncos.

Geralmente, os solos limosos das planícies são muito férteis enquanto as montanhas frequentemente são cobertas latosols (laterite). Pouco propícios à agricultura quando são formados sobre balanços mães ácidas, estes solos vermelhos contam entre melhor do Vietname e são utilizados para as plantações de héveas quando são formados sobre balanços mães basálticas.

Pesquisa personalizada