Fotografias e imagens de viagens
A economia e a agricultura do El Salvador
Fotografias em El Salvador

El Salvador tem uma economia que se baseia no comércio, na indústria e na agricultura. A maior parte dos produtos importados vêm dos EUA, da Guatemala, do México e da Venezuela e são os combustíveis, os produtos químicos, o equipamento para os transportes, a maquinaria, os produtos metálicos e os bens alimentares. As exportações, principalmente para os EUA, para a Guatemala e para a Alemanha, incluem o café, o açúcar, os produtos farmacêuticos e os cartões.

O país é o maior produtor do mundo de goma balsâmica, usada em medicamentos e perfumaria. Mesmo assim, o Produto Interno Bruto (PIB) encontra-se entre os mais baixos de toda a América Central. As culturas agrícolas dominantes são o café, a cana-de-açúcar, o feijão, o milho, o arroz, o tabaco, o algodão, a laranja e a banana. Na indústria produzem-se os bens alimentares, as bebidas, os têxteis, o vestuário, os produtos químicos e o tabaco.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 0,9.

Apesar das várias tentativas de reformas agrárias, as desigualdades permanecem gritantes entre os grandes proprietários terrestres, cujos latifundia trabalham sobretudo para a exportação, e as famílias de trabalhadores agrícolas ou de pequenos proprietários, que praticam uma agricultura de subsistência.

Em 2006, o setor agrícola emprega 30,9 p. 100 da população e representa 10,9 p. 100 do PIB. O café, cultivado nas montanhas do Sul, é, com o algodão, a principal riqueza do país.

Cultiva-se igualmente milho, da bengala à açúcar, do arroz, os feijões e numerosos frutos tropicais. A criação é concentrada essencialmente na região da bandeja central. O Salvador é um importante fornecedor de resina balsamier (que permite o fabrico de bálsamos utilizados em farmácia). Os camarões constituem o principal produto da pesca.

O Salvador possui poucos recursos de minérios, e a atividade mineira é reduzida à extração de pequenas quantidades de ouro, dinheiro, carvão, cobre e chumbo.

El Salvador
El Salvador. Encarta
Contudo, desde o meio dos anos 1960, as indústrias transformadoras conheceram um crescimento bastante regular, que faz do Salvador o país mais industrializado da região, com o Guatemala. O setor secundário emprega assim um quarto da população ao início dos anos 2000 e representa um terço do PIB. As principais indústrias são as da agro-alimentar, seguida pelo têxtil, as indústrias pesadas (refinação petroleira, petroquímica, cimento), os adubos e o tabaco.
Comercio do El Salvador
As principais exportações são o café, o açúcar e os camarões. Os primeiros parceiros comerciais do Salvador são os Estados Unidos, o Guatemala, o México e a Alemanha. O Salvador é membro do Mercado comum da América central. Possui apenas muito poucas ligações aéreas internas, mas o seu aeroporto internacional é servido por pelas várias companhias estrangeiras. A moeda do Salvador o colón, é dividido em 100 centavos. Desde 2001, o dólar americano circula paralelamente à moeda nacional. O Salvador é o terceiro país da América Latina adoptar o dollarisation após o Panamá (1904) e o Equador (2000). Em 2004, ratifica o Acordo de comércio livre Estados - Unidos - a América central (CAFTA).
Pesquisa personalizada