Fotografias e imagens de viagens
Cultura língua e religião do Equador
Fotografias em Equador

A língua oficial e o mais largamente possível utilizada no país é o espanhol. Numerosos Ameríndios das regiões rurais da Sierra falam igualmente o quechua, uma língua originária do Império inca.

A maior parte dos Ameríndios foi convertida à religião católica após a colonização do país pelos Espanhóis. O catolicismo tornou-se religião de Estado em 1863. Contudo, a partir de 1889, um movimento liberal teve para resultado uma separação parcial entre a Igreja e o Estado, e um decreto de 1904 colocou a Igreja sob o controlo do Estado. Os bens do clero então foram confiscados e uma liberdade total de culto foi instituída. Hoje em dia, o catolicismo é a religião de 95 p. 100 da população. Os Ameríndios orienta conservam contudo antigas umas religiões e uma minoria de Equatorianos é de confissão protestante.

As campanhas destinadas a reduzir a taxa elevada de analfabetismo no Equador começaram após a Segunda Guerra mundial; em 2005, a taxa de alfabetização atingia 93,1 p. 100. Em princípio, a escola é gratuita e obrigatória para todas as crianças idosas de 5 à 14 anos. Contudo, numerosas zonas rurais são desprovidas de escolas.

Os principais estabelecimentos de ensino superior do país são a universidade central do Equador (1769) e a universidade católica pontifical do Equador (1946), Quito; Cuenca possui igualmente uma universidade (1868) bem como Guayaquil (1867).

O Equador é um país aos modelos culturais contrastados. Os Ameríndios dos Andes cultivam as suas tradições: assim, em música, utilizam ainda flautas de Pano, herança do seu passado (ver latino-americano, música). Ao longo das costas, é uma mistura das caraterísticas culturais espanholas e africanas que domina nos descendentes colonos espanhóis e escravos pretos, originários da África.

As grandes cidades do país possuem bibliotecas públicas. A Biblioteca nacional, fundada Quito em 1792, é uma dos mais antigos do Equador; encontra-se igualmente bibliotecas universitárias Quito e Cuenca.

Cultura em Equador
Cultura do Equador
O país possui igualmente numerosos museus que protegem preciosos vestígios arqueológicos da época inca, bem como os museus históricos.
Pesquisa personalizada